Rafting
Foto: Marcelo B. Bernabe
Rafting
Foto: Studio Caravana
Bote, remos e coletes para a prática do rafting
Rafting
Foto: Studio Caravana
Colete salva-vidas
Compartilhe

Rafting Rafting

Caravana da Aventura | Da Redação

O rafting é mais uma atividade de turismo de aventura que privilegia a adrenalina sobre as águas. Ele consiste na descida por corredeiras utilizando botes infláveis. É uma modalidade voltada para pessoas de qualquer idade, o que faz o esporte cair no gosto da maioria dos aventureiros.

Não é à toa que o rafting conta com cerca de 50 picos para a sua prática no país, além de contar já com associações, brasileira e paulista, representando seus interesses entre os amantes do esporte.

Já a história apresenta o surgimento da modalidade nos Estados Unidos, nas corredeiras dos rios Colorado e Mississipe. No Brasil, a atividade chegou no início da década de 80 e as primeiras descidas se restringiram às corredeiras dos rios Paraíba do Sul e Paraibuna, ambos na Município de Três Rios (RJ).

Atualmente são muitas as opções por aqui para a prática da atividade. Alguns rios que se destacam são os seguintes: Rio de Contas, em Taboquinhas (Itacaré-BA), Rio Jacaré Pepira (Brotas-SP), Rio Jaguari (Extrema-MG), Rio Pardo (Caconde-SP), Rio Capivari (Carrancas-MG) e Rio Paranhana (Três Coroas-RS).

Dicas de segurança: Assim como todas as atividades de aventura, o uso de equipamentos adequados garante a prática da modalidade com segurança. Ou seja, usar coletes salva-vidas e seguir à risca as instruções dos guias antes de ir para a água garantem a prática com responsabilidade. Noções de primeiros socorros são sempre bem-vindas.

Comentários

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x