Canoagem
Foto: Zerpelin
Canoagem
Foto: Studio Caravana
Caiaque com compartimentos à prova d'água
Canoagem
Foto: Studio Caravana
Caiaque simples
Compartilhe

Canoagem Canoagem

Caravana da Aventura | Da Redação

A canoagem é um esporte náutico que pode ser praticado com três tipos de embarcações diferentes: canoa, caiaque ou wave ski. A de “canoa” é a mais popular e pode ser realizada com uma embarcação aberta ou fechada, e o atleta podendo navegar sentado ou ajoelhado. E com uma só pá.

Na opção “caiaque”, a embarcação é fechada e utiliza-se remos de duas pás. Neste tipo, o atleta permanece sentado no caiaque. Já o “wake ski” apresenta um formato bem semelhante ao de uma prancha de surfe com o remador sentado e com um remo de duas pás.Os locais para a prática desta modalidade são os mais diversos: rios, represas, lagos, mares e oceanos.

São várias as modalidades que podem ser praticadas na canoagem. No turismo de aventura, por exemplo, o objetivo principal é a aproximação do homem com a natureza.

Já dentre as modalidades de velocidade, a mais popular é a disputada em competições com percursos de 500 a 1000 metros. Nela, as provas são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por embarcação.

A canoagem “slalom” é praticada respeitando percursos entre 250 e 300 metros. Neste caso, os canoístas têm como meta passar por 18 a 25 “portas”, com o menor número de erro possível, além, é claro, no menor tempo. Assim como a canoagem de velocidade, a de slalom faz também parte das olimpíadas desde 1992.

Na canoagem “oceânica”, a embarcação é especial e precisa estar preparada para a prática no mar. Nesta modalidade, o atleta deve cumprir determinados percursos no oceano, o que apresenta um grau elevado de dificuldade ao participante.

Existe também a canoagem “maratona”, cujos percursos são elevados – de 15 km, no mínimo –, o que torna a modalidade uma prova de superação devido ao esforço físico e a resistência dos canoístas.

Já no “caiaque-polo”, a competição envolve duas equipes, cujos atletas utilizam canoas para se movimentar pela área de disputa, semelhante a um campo de futebol sobre a água. Esta pratica acontece em rios, piscinas e lagos. O objetivo é marcar o maior número de gols.

O “freestyle” é uma modalidade recente no grupo de modalidades que engloba a canoagem. Neste tipo, o canoísta deve fazer manobras e movimento específicos na onda que se forma devido à velocidade da lancha que puxa o atleta, num determinado tempo. Neste caso, o vencedor é conhecido pelas manobras que valem pontos.

Dicas de segurança: Como toda modalidade esportiva, a canoagem apresenta também dicas que são importantes para a sua prática, sobretudo com relação à segurança.

É importante que se navegue sempre com o uso de acessórios aprovados pela marinha, neste caso os coletes de classe II e III. Para uma boa manutenção do acessório, lave-o apenas com sabão de coco e água.

Indica-se também a prática do esporte sempre com um companheiro e/ou instrutor, evitando assim riscos de ter de enfrentar sozinho qualquer contratempo.

A prática no mar requer cuidado redobrado. É necessário se manter distante de lanchas e jet-skis, assim como as demais embarcações motorizadas, bem como procurar áreas sem a presença de banhistas, caso a intenção seja a prática da canoagem sobre as ondas.

 

Comentários

  • Nicy
    Nicy
    13 Maio 2013 at 13:28 |

    Oi boa Tarde! Gostei do site, gostaria de saber valores referente a canoagem para quatro pessoas, e se possível telefone para contato, operadora TIM de preferência.

    Grata

    • Paulo Antunes Campos
      Paulo Antunes Campos
      15 Maio 2013 at 08:16 |

      Olá, Nicy, obrigado por visitar o Caravana da Aventura. Salientamos que não somos operadores de turismo, apenas divulgamos destinos de aventura e, eventualmente, citamos operações.
      Grande abraço.

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x