Cavalgada
Foto: Studio Caravana
Sela para uma cavalgada mais segura
Compartilhe

Cavalgada Cavalgada

Caravana da Aventura | Da Redação

A cavalgada é uma atividade de turismo de aventura na qual cavalos mansos, devidamente treinados para a prática do esporte, servem de transporte para o turista apreciar paisagens, ouvir cantos de aves, cruzar fazendas, respirar ar puro, enfim, contemplar a natureza em todo o seu esplendor. De quebra, a pessoa aprende noções básicas de equitação.

A cavalgada é livre e está à disposição de qualquer pessoa desde que a mesma apresente uma boa integridade física. Podem participar da atividade pessoas de qualquer idade. No caso de menores de 18 anos é preciso de autorização do responsável ou estar acompanhado deste.

A cavalgada ecológica normalmente é realizada em trilhas, que vão desde simples caminhos de terra até caminhos mais tortuosos e desafiadores, que são indicados aos mais aventureiros, pois apresentam alguns obstáculos como trechos de mata fechada e travessia de cursos d’água.

Dicas de segurança: A cavalgada ecológica, comercializada por empresas de turismo, é bastante segura e se torna um atrativo dos mais especiais aos turistas. Os cavalos são monitorados pelos guias, que dispõem de instrumentos de comunicação como rádios e celulares (que agiliza o contato em caso de acidente e aumenta ainda mais a segurança durante a trilha), e de navegação, como o GPS.

Alguns pacotes oferecidos por agências especializadas contam com capacetes de segurança para os cavaleiros e cavalos de raça preparados para cavalgadas mais longas de até três dias.

Para a prática do esporte com segurança, é aconselhável usar roupas leves, como uma calça confortável, a fim de se evitar o contato da pele com o couro da sela, botas (ou um tênis com solado liso), uma camisa leve e capacete. Até mesmo luvas se tornam um acessório importante.

Uma mochila pode ser também interessante para que a pessoa possa carregar outros objetos como: máquina fotográfica, cantil, repelente, protetor solar, roupas, capa de chuva, binóculo, chapéu, agasalho, lanche...

Além do vestuário, é importante se atentar as condições físicas do cavalo, sobretudo durante sua caminhada. Já no galope é possível notar se o animal está mancando e apresenta bom preparo físico para o passeio.

Ainda com relação ao cavalo, mais duas dicas: suba e desça sempre pelo lado esquerdo do animal. E durante a preparação do cavalo para a caminhada é importante agir calmamente, chamando-o pelo nome, buscando criar uma relação de amizade com o animal.

Comentários

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x