Rapel
Foto: Studio Caravana
Equipamento básico para a prática do rapel
Rapel
Foto: Studio Caravana
Corda, mosquetões e capacete para a prática do rapel
Compartilhe

Rapel Rapel

Caravana da Aventura | Da Redação

Em linhas gerais, o rapel nada mais é do que uma técnica usada para efetuar uma descida em paredes ou vãos livres com o auxílio de uma corda. Pode-se dizer também que é uma prática que consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões.

Agora teoria à parte, o rapel requer do praticante muita técnica e nervos de aço, uma vez que a descida muitas vezes acontece de picos altíssimos o que eleva ao extremo a adrenalina do aventureiro.

O rapel já virou moda no Brasil. Trata-se de uma modalidade já consolidada no país, por isso existem milhares de praticantes e muitos picos para a sua prática. Caconde (SP), Chapada Diamantina (BA), Serra do Cipó (MG) e Natal (RN) são apenas alguns dos locais que oferecem oportunidades inesquecíveis para a prática da aventura.

Dicas de segurança: Para a prática do rapel é imprescindível um planejamento antecipado de onde se dará a aventura. É importante também possuir um equipamento adequado, bem como conhecê-lo e saber manuseá-lo.

O rapel é mais um esporte que pede uma prática em grupo ou ao menos com mais uma pessoa. Estar bem alimentado e respeitar seus próprios limites e do companheiro e nunca deixar a autoconfiança tirar sua atenção das medidas de segurança são outras dicas valiosas.

Comentários

  • Nicholas Beznos
    Nicholas Beznos
    24 Abril 2011 at 09:24 |

    Fala escaladores, ou rapeleiros!!! kkkkkk Estou aqui para divulgar meu site de escalada: www.escalecomigo.webs.com Abraços, bons rapeis e boas escaladas

  • Mauro
    Mauro
    11 Julho 2012 at 22:33 |

    Eu pratico Rapel.

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x