Montanhismo
Foto: Bocaina
Montanhismo
Foto: Studio Caravana
Equipamento de montanhismo
Montanhismo
Foto: Studio Caravana
O GPS traz muita segurança ao montanhista
Compartilhe

Montanhismo Montanhismo

Caravana da Aventura | Da Redação

É uma atividade de aventura que consiste na subida de montanhas através da caminhada. Uma prática sadia, sem dúvida, e que visa levar o praticante à superação e a conhecer lugares de difícil acesso, cumprindo algum objetivo esportivo, recreativo ou cultural através de uma programação bem planejada e geralmente sob a direção de um guia.

Dicas de segurança: assim como a maioria das atividades de aventura, por questões de segurança, o montanhismo não deve ser praticado sozinho, objetivando ter sempre um apoio diante de problemas que possam surgir, como acidentes com animais peçonhentos, lesões e fraturas.

É importante também que o praticante use vestuário adequado para a prática. Neste caso, o calçado tem importância fundamental. Existem muitas opções entre botas, tênis e papetes para a prática do montanhismo.

Outra dica importante é que ao menos um dos envolvidos na atividade tenha noções de primeiro socorros para prestar ajuda diante de qualquer problema que possa aparecer durante a incursão à montanha, uma vez que há o risco real disso acontecer.

Nunca se esqueça de que, na maioria das vezes, durante a prática do montanhismo você estará em locais de difícil acesso caso necessite de um resgate, então é sempre prudente deixar por escrito pra onde está indo, qual caminho pretende fazer e qual é a data limite de retorno. Pode-se também avisar o corpo de bombeiros da cidade.

Comentários

  • Marcelo Bastos Soares
    Marcelo Bastos Soares
    22 Agosto 2013 at 17:18 |

    Boa tarde meus nobres, não teve jeito voltei para tetar acrescentar um pouco mais, Não tem nenhuma referência a serra do Espinhaço a maior cordilheira brasileira com mais de 1000 km de montanha!!! travessias clássicas como Lapinha da serra ao Povoado de Tabuleiro, Lapinha da Serra a Fechados, Santo Antônio do Itambé a Capivarí, Serra dos Alves, a Serra do cípó, Parque Estadual do Rio Preto a Diamantina... e a lista é grande muito grande...
    !!!

  • Caravana da Aventura
    Caravana da Aventura
    26 Agosto 2013 at 15:22 |

    Boa tarde, Marcelo, tudo bem?
    Realmente a lista é enorme, o Brasil é um país que oferece muitas opções para quem ama a vida ao ar livre, e pelo visto você é praticante do montanhismo e conhece bem o mundo da aventura.
    Veja nossa matéria especial da Serra do Cipó, que está na capa do portal, acho que vai gostar (http://www.caravanadaaventura.com.br/especial/serra-do-cipo).

    Obrigado pelas contribuições e saiba que estamos sempre abertos a sugestões e materiais dos nossos leitores, se tiver dicas, fotos, textos legais, envie para nós no endereço redacao@caravanadaaventura.com.br .

    Grande abraço,
    Equipe Caravana da Aventura.

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x