Escalada
Foto: Lenny Climb
Escalada
Foto: Studio Caravana
Alguns equipamentos para uma ascensão segura
Escalada
Foto: Studio Caravana
Sapatilha para a prática da escalada
Compartilhe

Escalada Escalada

Caravana da Aventura | Da Redação

 

“Esporte que consiste na escalada de montanhas e paredões artificiais, no caso da prática indoor (ambiente fechado)”. Esta é a definição de escalada.

No entanto muitas pessoas de forma equivocada associam a atividade ao alpinismo, um erro bem comum, porém que incomoda os amantes do esporte.

Vale ressaltar que o alpinismo se refere à prática realizada nos Alpes, por isso recebe tal nome. Logo, é correto afirmar que a escalada é toda a ação praticada nas montanhas que não são localizadas no Alpes Suíços.

Quando o assunto é escalada, é importante também ressaltar que a maior conquista da classe de escaladores se deu em 1953, quando o Monte Everest, considerado a maior montanha do planeta, teve seus 8848 m vencidos pelo homem.

Dicas de segurança: A prática da escalada exige técnica, muita força física e preparo emocional. A prática da modalidade de forma segura depende de um treinamento básico e de muita prudência aliada ao respeito dos limites do homem.

Pede-se que a atividade seja sempre realizada em dupla. Neste caso, o primeiro escalador avança pela via enquanto o segundo lhe dá segurança para só depois fazer sua ascensão.

Por ser um esporte onde o risco está sempre presente, acidentes não são raros e muitos deles podem levar à morte. Por isso são indispensáveis uma segurança competente, treinamento e o uso adequado do equipamento.

Não é aconselhável que a prática seja feita sem um curso básico ou com a ausência de um guia experiente. Um curso pode ser feito em dois finais de semana com atividades práticas e algumas horas de teoria.

A idade mínima indicada para se iniciar no esporte é de 14 anos. Antes disso a garotada pode ir dando seus primeiros passos em locais que oferecem a prática indoor.

 

Comentários

  • leia
    leia
    24 Maio 2011 at 17:26 |

    eoo adorei essa manchete da muito conselhos e etc

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x