Canionismo
Foto: Clube Trekking Santa Maria
Canionismo
Foto: Studio Caravana
Botas previnem torções do tornozelo
Canionismo
Foto: Studio Caravana
Equipamentos de segurança para técnicas verticais
Compartilhe

Canionismo Canionismo

Caravana da Aventura | Da Redação

Seguir a pé um curso d’água e transpor obstáculos horizontais e verticais impostos pelo caminho. Esse é o canionismo, uma atividade de turismo de aventura que tem por objetivo a exploração do ambiente aquático, porém sem grandes impactos à natureza local.

Todas as regiões onde nascem rios “acidentados” são palcos convidativos para os amantes da modalidade. No Brasil, os locais mais conhecidos para a prática do esporte são: a Chapada da Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), as escarpas da Serra do Mar em São Paulo e Paraná e os grandes cânions da Serra Geral entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A modalidade, no entanto, sente falta ainda de associações que possam padronizar a prática do esporte que já apresenta um número elevado de praticantes.

Dicas de segurança: A falta de técnica, equipamentos e principalmente o despreparo de um grupo podem expor a prática a sérios riscos. Pedras escorregadias no curso do rio podem causar entorses e complicar a caminhada, que apresenta quase sempre muitos obstáculos ao praticante. Por isso um calçado adequado, com proteções laterais se faz necessário.

Outra precaução é checar a previsão do tempo, pois o nível de água de um rio pode subir rapidamente, expondo os praticantes a riscos maiores. Noções de primeiros socorros também tornam a caminhada bem mais segura.

Comentários

  • Fabio Miguel
    Fabio Miguel
    22 Fevereiro 2012 at 15:32 |

    SOMENTE VISANDO ENRIQUECER MAIS O CANIONISMO NO BRASIL E TAMBEM O SEU SITE, FICA A DICA: UM DOS MELHORES POINTS PARA A PRATICA DO CANIONISMO NO CENTRO-OESTE FICA NA SERRA MIGUEL INÁCIO, PRÓXIMO 70 KM DO CENTRO DE BRASILIA-DF, COM 6 CANYONS PARALELOS E COM FÁCIL ACESSO, LOCAL QUE RECEBEU OS CANIONISTAS EM 2 ENCONTROS DE CANIONISMO. SÃO CANYONS LONGOS E COM MUITOS TRABALHOS DE CORDA, ALGUNS PARA TURISTAS E OUTROS PARA PRATICANTES JÁ COM MUITA EXPERIENCIA.Fica a dica.Fotos em meu facebook: fabio.miguel@hotmail.com

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x