Parapente
Foto: Pascal Vuylsteker
Parapente
Capacete para um voo mais seguro
Compartilhe

Parapente Parapente

Caravana da Aventura | Da Redação

Voar com simplicidade e muita adrenalina. Assim é o parapente, uma atividade de aventura que garante emoção ao seu praticante sem muito alarde. Com um equipamento feito essencialmente de tecido e linhas, o piloto pode voar por longos períodos e curtir de uma maneira diferente toda a beleza natural das várias regiões que apresentam bons picos para a prática da modalidade.

Enganam-se aqueles que pensam num esporte pouco difundido no país e com baixo número de praticantes. O parapente é uma modalidade já consolidada em território nacional, tanto que apresenta até a Associação Brasileira de Parapente (ABP / www.abp.esp.br).

O parapente, chamado fora do país de “paraglider”, é feito de materiais como o nylon e poliéster não porosos e impermeabilizados para que o ar que entra durante o voo não atravesse o tecido, mantendo assim a pressão interna e o parapente inflado. Quanto mais horas de voo e exposição ao sol, mais desgastado fica o tecido, causando uma diminuição na performance.

Dicas de segurança: Além dos cursos especializados para a prática da modalidade, um fator importante para desfrutar do parapente é o respeito ao esporte e seus limites.

Os acessórios que compõem a “farda” para a prática da atividade tornam-se um item dos mais importantes em se tratando de segurança. Um óculos de sol que realmente apresente proteção contra os efeitos dos raios solares, além de capacete, que é obrigatório, e botas de voo, que apresentam reforços laterais na área do tornozelo, são alguns dos acessórios imprescindíveis para a prática do esporte.

Comentários

  • jaci
    jaci
    20 Abril 2011 at 16:13 |

    gostaria de pular de paraquedas

  • Paula
    Paula
    30 Dezembro 2012 at 15:22 |

    GOSTARIA DE SABER SE ESTÃO LIBERADOS OS VOOS DUPLOS E ONDE ESTÃO LIBERADOS ESSES VOOS?

    GRATA
    PAULA SANTOS

  • Caravana da Aventura
    Caravana da Aventura
    08 Janeiro 2013 at 15:49 |

    Olá, Paula, obrigado pelo contato.
    Apesar de ser comercializado, infelizmente esse serviço não é legalizada no país. A proibição é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas esta não tem o dever de fiscalizar as operações.

  • Renato Matias
    Renato Matias
    09 Fevereiro 2014 at 21:37 |

    Gostarias de saber quanto está custando o vou de parapente?

Comente

Comente como convidado.

Cancelar Enviando comentário...
x